Universidade de Fortaleza – Unifor

Universidade de Fortaleza – Unifor

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, está instalada em um campus de 720 mil metros quadrados, onde se encontra uma megaestrutura com cerca de 300 salas de aula e mais de 230 laboratórios especializados. O campus também é composto por auditórios, salas de vídeo, biblioteca, centro de convivência, núcleo de atenção médica, clínica odontológica, parque desportivo, teatro, espaço cultural, escritório para a prática jurídica, empresas juniores, TV universitária, escola de ensino infantil e fundamental e diversos outros núcleos de prática acadêmica e pesquisa. O corpo docente altamente qualificado, composto de 1.100 professores, com mais de 80% de mestres e doutores, é responsável pela supervisão de centenas de projetos de pesquisa no domínio científico, tecnológico, artístico e cultural.

Situação Anterior:

A infraestrutura de telecom utilizada pela Universidade estava desatualizada. Havia equipamentos de tecnologia já ultrapassada e que, por isso, não supriam suas necessidades de comunicação. Além disso, existiam três sistemas diferentes, uma central telefônica PABX para interligações dos ramais dos diversos departamentos administrativos, um servidor Asterisk para atendimento de um bloco com  laboratórios com tecnologia VoIP e uma plataforma de pequeno porte para suportar o call center.Todos de fornecedores diferentes, o que dificultava ainda mais a resolução das falhas nos equipamentos.O gerenciamento dos custos com comunicação era prejudicado pela ausência de recursos de controle e de relatórios adequados para o acompanhamento das ligações efetuadas por usuário. Isso inviabilizava a implantação de ações internas visando a redução dos custos com comunicação.

Solução Implantada:

Analisando os fornecedores disponíveis no mercado, a Unifor encontrou na solução sugerida pela Chip Telecomunicações,  a  moderna e totalmente modular plataforma de comunicação Dígitro NGC Evolution E, capaz de atender de forma integrada todas as necessidades de comunicação do campus. O projeto consistiu na implantação de um único equipamento atendendo todas as necessidades do complexo educacional.Os usuários que utilizam a tecnologia VoIP, passaram a usar um softphone que disponibiliza todas as facilidades de ramal comum.O Call Center passou a contar com a nova solução Tactium IP, da Softium, ferramenta totalmente integrada com as plataforma Dígitro, com todos os recursos de supervisão e controles das operadores e chamadas destinadas ao atendimento centralizado.Também foi implantada a ferramenta Tarifone,  que fornece o detalhamento completo dos gastos de cada ramal dos usuários, fornecendo relatórios para a administração controlar os custos e reduzir despesas com telefonia. Além do aspecto tecnológico adquirido com a solução NGC Evolution E, a Unifor tem agora todas as suas necessidades de comunicação atendidas e uma infraestrutura capaz de acompanhar o crescimento da Universidade.

 

Visite o Website